Pesquisa mostra que intenção de comprar imóvel segue em alta entre os brasileiros

Categoria - Notícias

Autor: Comunicação Correta Imóveis - 19/03/2022

O sonho de ter a imóvel próprio segue em alta entre os brasileiros. Pesquisa realizada pelo Raio-X FipeZap aponta que 47% dos respondentes afirmaram que tinham a intenção de adquirir imóvel nos próximos 3 meses (sendo, por tal razão, classificados como compradores em potencial). O percentual se manteve praticamente inalterado em relação ao recorde histórico alcançado no trimestre anterior da pesquisa (48%), superando a média histórica, que é de 37%.

Entre aqueles que pretendiam adquirir um imóvel nos próximos 3 meses, metade dos respondentes (51%) se declarou indiferente entre um imóvel novo e um imóvel usado.

Já entre os que pretendiam comprar imóveis, a maioria tem como principal objetivo destinar o imóvel para moradia, com 86% das respostas. Por outro lado, 14% dos respondentes deste grupo classificaram sua intenção de compra como investimento, com especial interesse na obtenção de renda de aluguel (75%).

INVESTIMENTO

Ao avaliar o perfil de investidores no 4º trimestre, os dados apontam que respondentes do gênero masculino formavam a maioria em todos os grupos, especialmente entre investidores que adquiriram imóveis recentemente (68%).

Em termos de faixa etária, respondentes com 41 anos ou mais predominavam entre os grupos, com destaque entre proprietários (86%) e investidores potenciais (85%).

Em relação à renda, entre os grupos, a maior renda mensal, 58% tem renda superior a R$ 10 mil, ao passo que os investidores potenciais se destacaram entre os grupos estudados pelo seu menor poder aquisitivo, sendo 48% dos respondentes com renda igual ou inferior a R$ 10 mil.

Com informações do Portal Exame