Mercado imobiliário brasileiro pode crescer até 30% este ano

Categoria - Notícias

Autor: Comunicação Correta Imóveis - 12/08/2021

 Um dos setores que mais se manteve estável durante a pandemia, o mercado imobiliário brasileiro ainda pode crescer mais neste ano. Pesquisa divulgada pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) aponta previsão de crescimento de 30%. Somente neste primeiro trimestre, por exemplo, os financiamentos cresceram 113% em comparação com o mesmo período de 2020.

Um dos motivos que contribuíram para esse crescimento, foi a baixa histórica na taxa Selic em 2020. Mesmo com a nova alta anunciada pelo Copom, que atualiza a taxa básica de juros para 5,25% ao ano, o setor continua otimista e vê margem para aumento da demanda.

A Datastore, empresa de pesquisas para o mercado imobiliário, diz que o índice de intenção de compra nos segmentos popular, médio padrão e alto luxo em todo o Brasil chega a 29%. Os números sinalizam que mais de 14,5 milhões de famílias têm intenção de adquirir um imóvel nos próximos 24 meses.

Já dados apresentados pelo Secovi-SP, o mercado imobiliário brasileiro encerrou o primeiro semestre do ano com recorde de unidades residenciais lançadas e vendidas. De janeiro a junho, os lançamentos totalizaram 27.114 unidades, superando o recorde anterior do primeiro semestre de 2019. As vendas apresentaram resultados ainda melhores, com 29.935 unidades comercializadas.

Com informações do Portal Estadão