Dia Mundial da Água: conheça boas práticas quanto ao uso consciente de água em casa

Categoria - Notícias

Autor: Comunicação Correta Imóveis - 22/03/2021

Nesta segunda-feira, comemora-se o Dia Mundial da Água. A data, que foi criada pela ONU para conscientizar sobre a importância vital dos recursos hídricos, é de extrema relevância em nosso País, já que o Brasil é responsável por 12% do volume da água doce do mundo.

Esse elemento, que é fundamental para a nossa sobrevivência, nos acompanha em muitas tarefas ao longo do dia. Por isso, é importante sermos responsáveis com o consumo. Para ajudar nessa tarefa, listamos algumas dicas super valiosas para evitar o desperdício de água dentro de casa e ter uma vida mais sustentável.

Atente-se aos vazamentos

Um dos maiores vilões no processo de economia de água são os vazamentos. Aquela torneira que fica gotejando por horas, por exemplo, é capaz de desperdiçar 40 litros de água por dia. Então, para que esse cenário seja evitado, é muito importante ficar de olho no encanamento da casa e, sobretudo, monitorar as torneiras e as válvulas das caixas de descarga, por exemplo.

Cuidados no banheiro

Aquela dica de que cinco minutos de banho são suficientes não é mito. É a mais pura verdade. Mantenha o registro fechado enquanto se ensaboa. Para você ter uma noção, em um banho com essa média de tempo gasta-se até 90 litros de água. Muita coisa, não?

E a louça?

A máquina lava-louças pode ser uma excelente aliada nesse processo de economia, principalmente se os modelos forem os mais atuais. Geralmente, eles gastam de 15 a 20 litros de água por lavagem, enquanto a lavagem à mão pode ultrapassar mais de 100.

E quanto às lavagens de roupas?

O recomendado é usar a máquina em sua capacidade total. Isso porque, em média, uma lavagem pode consumir 135 litros de água. Por isso, vale utilizar a opção de capacidade máxima e reutilizar a água com sábado, que é descartada pelo equipamento, em outros afazeres, como lavar o quintal e área de serviço.

Viu só?! Com pequenas práticas, no dia a dia, é possível economizar esse recurso tão importante para a nossa existência.